X LITERARTH - HISTÓRICO
O projeto Literarth nasceu com a finalidade de realizar um trabalho interdisciplinar nas áreas de códigos e linguagens e suas tecnologias, que tinha como objetivo a pesquisa científica, o desenvolvimento das criatividades cultural e estética, visando tanto a produção social, bem como a sua apreciação, a fim de levar o aluno a refletir, analisar, respeitar, organizar-se e preservar as diversas manifestações culturais e artísticas.
O projeto foi idealizado pelas professoras Luciana Penteado de França, da disciplina de Arte e Elisangêla Pereira Prado, da disciplina de Literatura, em 1999, nascendo assim, o nome do projeto – LITERART, o qual mais tarde seira incorporado o H da disciplina de História, que hoje se encontra na sua 10ª edição.
Nas suas primeiras edições, os projetos eram elaborados através de pesquisas dos temas propostos e a apresentação dos produtos destas eram feitas através de peças teatrais no Teatro Municipal Oduvaldo Vianna Filho, envolvendo todos os alunos do Ensino Médio, onde pudemos observar uma excelente qualidade na execução dos trabalhos. Os temas foram dos clássicos da Literatura, aos grandes nomes da civilização, dos 500 anos de Brasil, a regionalidade brasileira, até aos grandes pintores da história.
Em sua terceira edição, o projeto foi inscrito no Programa Vale Saber da Secretaria de Estado da Educação. Com o passar dos anos, o projeto foi crescendo e ganhando o apoio de uma quantidade maior de professores, conseguindo assim uma maior interdisciplinaridade, um envolvimento maciço dos alunos e uma excelente qualidade das peças.
Na 8ª edição do projeto, os professores quiseram inovar, passar por maiores desafios, enfim, modernizar-se, para isso, ousaram e envolveram todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, produzindo assim um grande desfile das Escolas de Samba do nosso Colégio. Foram elaborados pelos alunos os sambas enredos, a produção de fantasias, dos carros alegóricos tocando a dramatização coreográfica dos temas propostos, apresentando a toda a comunidade araponguense através de um desfile na avenida central do município.
O projeto tende a se modernizar à medida que o mundo vai se evoluindo, novos desafios foram lançados na sua 9ª edição criando a execução de Propagandas, Documentários e Curtas Metragens, cujo tema “Resgatando Valores”, foi realmente um grande sucesso e nas mãos desses jovens promissores, tudo foi como uma super produção, que foi coroada em uma noite de gala no Cine Mauá com a premiação das melhores produções através do troféu “Literoscar”.
Nesse ano o projeto está sendo realizado juntamente com o projeto do PDE, da professora Zilda Aparecida de Oliveira Lima, o qual realiza o estudo da micro história de Arapongas, sobre a orientação do Professor Doutor Gilmar Arruda, da Universidade Estadual de Londrina, partindo do princípio de que para se entender o que acontece no mundo é fundamental conhecermos o que se passa ao nosso redor, por isso, o projeto vem propor a descoberta desta história araponguense através de vídeos e blogs elaborados e construídos pelos alunos que irão mostrar a história local, enfocando o parque moveleiro de Arapongas e as transformações tecnológicas da marcenaria, em um dos maiores polos Moveleiros do País, percebendo assim que Arapongas está inserida no contexto do mundo globalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário